terça-feira, 8 de março de 2011

A eterna busca do inalcançável

A natureza, ao longo de toda a história do ser humano, o tem fascinado. E homens de todas as épocas voltavam seus olhos para o infinito em busca de respostas.
Ciência é isso, é a busca incansável do homem por entender o mundo que o cerca. É o desejo, inerente à natureza humana, que torna o homem capaz de olhar para o mundo ao seu redor, não com um olhar conformado, mas com um olhar de questionamento: as coisas são como elas são, mas por que elas são como elas são? Será que é possível entender como tudo funciona?
É como se o ser humano se colocasse em um jogo, onde a arma é a sua capacidade de questionar o mundo, e essa capacidade luta contra a inteligência oculta nas maravilhas da natureza. Quem irá vencer? Será que conseguiremos compreender o Universo, ou será que continuaremos eternamente falhando em nossas explicações, como se um grande e sádico ser se divertisse em observar as nossas quedas, como se fôssemos pequenos fantoches tentando compreender as notas da sinfonia do Universo?
Se existe algum ser que governa a natureza, o que será que ele pensa? Será que ele se diverte com nossas quedas, com nossa busca incansável por conhecer a verdade e por entender como tudo funciona? Ou será que a batalha que nós travamos no sentido de compreender a natureza cansou esta inteligência suprema, a deixou cansada, de modo que agora está entregando os segredos da natureza para nós? Será que ela já se cansou assim como um adulto se sente fatigado diante dos inúmeros questionamentos de uma criança?
Será que estamos perto de entender...como a mente de Deus funciona?
Será que Ele realmente não joga dados com o Universo?

"Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos." (Albert Einstein)


Lucas de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário